Ocorreu-me, após a leitura da pág. 5, no 2º parágrafo do texto “O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: meandros político-pedagógicos de sua sua implementação”, VIEIRA, Luciene Cerdas, que toda escola deveria ter seu ensino direcionado a solucionar/pesquisar um “problema”, a fim de nortear as ações de seus educandos, permitindo-lhes já, em tenra idade, contribuírem para:
· Sustentabilidade do planeta;
· Melhoria das relações familiares e sociais, e também para
· Sua própria sustentabilidade, ou seja, autossustentabilidade do aluno e da escola.
Penso que o Sistema de Ensino, com o viés explicitado acima, deveria ser Universal, na Educação brasileira ouso afirmar que deveria ser o foco do Planeta Terra.
Lembro-me do desgaste do professor, e, da frustração de nós alunos, quando do aprendizado das disciplinas exatas, pois até entendermos sua finalidade/aplicabilidade, paradoxalmente, as mesmas pareciam ser inexatas e sem propósito algum.
Uma escola com direcionamento de ensino à sustentabilidade, se posiciona de forma à permitir ao educando entender-se no mundo, posicionar-se de forma positiva e participativa, contribuindo para a construção do ente que não se acomoda, porém interage, visando o benefício permanente do coletivo, respeitando e potencializando as habilidades e competências do indivíduo.
10 de Setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário e cadastre-se no Blog!