22/07/2017

Refletindo Sobre a Reflexão de Bertolt Brecht

            Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários. Mas não me importei com isso. Eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis. Mas não me importei com isso, porque eu não sou miserável. Depois agarraram uns desempregados. Mas como tenho meu emprego, também não me importei. AGORA ESTÃO ME LEVANDO. Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém. Ninguém se importa comigo.

          Refletindo sobre essa reflexão de Bertolt Brecht acima cito Maiakowsky (não Vygotsky):
        Na primeira noite eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim E não dizemos nada.
          Na segunda noite, Já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
           Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
           E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.
       
        Tive a oportunidade de escrever dois livros: Indisciplina – Uma forma de aprendizagem e Pedagogia e Psicanálise um diálogo sobre a indisciplina. Em ambos abordei o caráter positivo e negativo da disciplina, a importância de considerar a indisciplina como fator sinalizador de problemas que precisam ser confrontados pela educação, entretanto, quando a violência sobrepuja as relações é preciso rever o quanto temos falhado: individualmente, pessoalmente, coletivamente, socialmente, e, enquanto Poder Público, o Estado Democrático de Direito, os Três Poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. É possível confiar? Ou é preciso desconstruir? Quando a sociedade não pode se sentir segura pelo Poder que Outorgou ao Estado, como deve se posicionar diante desse Estado? Pare, Pense, Sinta, Reflita e Aja: AGORA! Pois, se continuar desse jeito, pode não haver um amanhã.

Prof.: Claudio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e cadastre-se no Blog!

Sobre nós

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL🎓

 O conhecimento em tecnologias de produção de celulose e papel não é transmitido em cursos de graduação em engenharia tradicionais e o propó...