22/01/2018

APRENDER A DESAPRENDER PARA SABER ENSINAR



Não compete ao educador “diagnosticar” formalmente seu educando, no entanto, é importante ser sensível ao que acontece com ele, individual e coletivamente. Ensinar é mais que passar conhecimento; é construir saberes a partir da sinergia: EDUCADOR-EDUCANDO.     Ensinar com o viés da inclusão é abrir-se ao inesperado, é ter a consciência que o conhecimento traz consigo, erro e ilusão (Morin, Edgar. 1921. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 12ª Edição. UNESCO, 2007), ou seja, se ao ensinarmos uma criança, dita normal, podemos aprender com ela, quando ensinamos uma criança, dita especial, precisamos ter a coragem para desaprender, desconstruir, para depois, reconstruirmos com essa criança um aprendizado guiado pelo parâmetro educacional, porém livre de discriminações, preconceitos e axiomas institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e cadastre-se no Blog!

Sobre nós

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL🎓

 O conhecimento em tecnologias de produção de celulose e papel não é transmitido em cursos de graduação em engenharia tradicionais e o propó...