04/12/2013

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES - POR PEDAGOGO CLAUDIO SANTOS

      Baseado no Texto de: STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação
São Paulo: Editora Imaginário, 2001, p. 20.  
Formatação do Saber X Construção de Saberes, uma replicação do saber, um adestramento do ser, é o que nos é apresentado no texto, ao invés da construção de saberes. Parte-se de uma proposta pré-definida e estanque, quando o que possibilitaria melhor o aprendizado seria uma proposta base, onde a partir da mesma, se permitiria pensar, construir ideias e romper com paradigmas.
Disciplina Acadêmica X Indisciplina Discente, regozijo na contemporaneidade do texto. Escrito a mais de um século, consegue ser tão atual, demonstra que ao confrontar-se a indisciplina do educando com a proposta disciplinar institucional, o que ocorre é o bloqueio do desejo de aprender, pois o conteúdo imposto não propõe uma vontade de construir saberes, mas sim uma reprodução do conteúdo exposto em sala de aula. Ao lidar com a indisciplina e teimosia da criança, devemos ter uma compreensão de seu desejo em saber, de questionar o mundo, sendo assim, o educador deve utilizar-se dessa indisciplina, canalizando seu potencial, no processo de ensino/aprendizagem.
Tirania Docente X Facilitadores do Saber, o educador não é o detentor do conhecimento global, tão  pouco é capaz de transferir seu conhecimento ao educando, porém, o que faz é reproduzir o “corte das asas”, ou seja, impedir o aprendiz em alçar voos que lhe permitam ir além do que lhe é proposto. “Respeitar a diferença não pode significar “deixar que o outro seja como eu sou” ou “deixar que o outro seja diferente de mim tal como eu sou diferente (do outro)”, mas deixar que o outro seja como eu não sou, deixar que ele seja esse outro que não pode ser eu, que eu não posso ser, que não pode ser (outro) eu; significa deixar que o outro seja diferente...(Pardo, 1996, p.154). Um Outro Olhar Sobre o Diferente, HAUPENTHAL, Denise Krinski; KOVATLI, Marilei de Fátima; BOLIGON, Sueli; RIBEIRO, Ereni; IZOLAN, Dagmara. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Vol. 1, n. 1. jan./jun. 2011. Quando respeitamos o ente, em sua integralidade, é aí que nos propomos a contribuir em seu processo de aprendizagem, deixamos de ser tiranos e nos tornamos facilitadores na construção de saberes.

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